Fique atento aos reservatórios do carro
Um dos mais importantes é o reservatório do fluido de freio.
Esse “óleo” transmite a força do pedal para que as pastilhas sejam empurradas contra o disco de freio. Conforme o gasto de alguns componentes, o nível pode se alterar. Se a luz de freio de mão ficar acesa no painel mesmo com ele abaixado, é preciso verificar o sistema de freio pois pode ocorrer acidentes.
Fluido de freio deve ser trocado a cada dois anos, independente da quilometragem do carro. O fluido de freio trabalha com altas temperaturas e absorve a umidade do ar, e com o tempo, o fluido se contamina e o sistema pode oxidar e perder a eficiência.
Outro reservatório que merece atenção é o do fluido de direção hidráulica. A bomba hidráulica pressuriza esse óleo sobre a caixa de direção, auxiliando o movimento do volante de direção. Não há indicação desse nível no painel. Portanto, recomenda-se verificar mensalmente o nível, se há vazamento ou ronco ao girar o volante.
O nível de óleo de câmbio deve ser verificado em oficinas especializadas a cada 10.000 km. ou 1 X por ano. Se há vazamento, você só nota quando suja o piso da garagem ou quando os engates de marchas começam a ficar ruins ou dando trancos na mudança de marchas. Consulte o manual do veículo para ver a recomendação da troca do óleo de câmbio.
O reservatório de expansão do radiador exige cuidados periódicos. É importante examinar 1 X por semana o nível do líquido do sistema de arrefecimento para que o carro não ferva. Esse líquido é formado por uma solução de água com um aditivo específico, que eleva o ponto de ebulição para não ferver e o líquido deve ser trocado a cada 2 anos.
O reservatório de limpador de para-brisa não deve ser esquecido. Além da água, pode ser usado um aditivo que custa barato, facilita a limpeza do vidro e evita que as palhetas do limpador se estraguem.
Bach Personal Car está à disposição para ajudá-los a fazer um check-up nos reservatórios do carro.